quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Água engarrafada?? Isso faz bem?

 Gosto dos vídeos da Annie Leonard da série " The Story of Stuff" A história das coisas são vídeos que falam da realidade norte americana para com o meio ambiente. Como a tendência no Brasil é seguir esse padrão os vídeos são bem esclarecedores e auxiliam nas aulas de educação ambiental. Porém devemos filtrar para a nossa realidade. 


Claro que nossa realidade é diferente e em alguns casos semelhantes mas há disparidades enormes no nível de saneamento brasileiro e norte americano. E também lá não há "gatos" na rede de distribuição de água que obrigam as redes de distribuição a colocar uma quantidade maciça de cloro e outros produtos para desinfecção da água. 


A água de acordo com o Banco Mundial e as Nações Unidas, é uma necessidade humana e não um direito humano. Ai fica a questão ninguém pode vender um direito humano. Mas no ano de 2000 no "Fórum Mundial da Água" a água foi definida como uma mercadoria e nenhum governo fez nada para atacar essa declaração. 


Uma coisa é certa vamos beber água mas como fazemos isso que muda. Sei que muitas vezes é inevitável beber água "mineral" que muitas vezes nada mais é que água da rede filtrada em alguma engarrafadora no caso do Brasil o garrafão ou galão é devolvido como vasilhame mas mesmo esse tem seu tempo de vida, no caso de garrafas menores de consumo imediato por que não fazer o óbvio e reaprovei talas e depois levar para a reciclagem ou melhor usar uma garrafa de durabilidade maior e ter um filtro em casa e evitar esse mundo de garrafas de plástico. 


 Segue o vídeo da Annie Leonard: A história da Água Engarrafada 


Nenhum comentário:

Postar um comentário