domingo, 3 de abril de 2011

Descartável Obsoleto

Quem nunca teve que jogar fora algo fora por não ter peças de reposição ou por ser frágil demais, impressoras parando de funcionar, celulares perdendo as suas funções pouco a pouco, uma infinidade de produtos que temos que dizer adeus por não terem peças de reposição. Mesmo que nós quisessemos arrumar, muitas vezes o preço para o conserto ou reposição ultrapassa o valor de um novo produto.  

 De repente alguém mais velho diz: “Essas coisas novas não duram nada!” pelo menos era o que minha avó dizia. Mas o comentário da minha avó fazia sentido.

 Por que nem sempre foi assim as coisas duravam bastante, eu lembro da casa da minha avó paterna, que tinha uma geladeira muito antiga que durou  em torno de 50 anos, o que já quer dizer muita coisa. Qual a durabilidade de uma geladeira hoje?

Qual o motivo das “coisas” modernas, inovadoras, durarem tão pouco é que desenhistas, engenheiros, projetistas fazem com que a durabilidade do produto seja programada para que reduza seu tempo de vida útil. E porque eles fazem isso?

Essa foi uma solução difundida nos anos 30 como a solução para a crise econômica da época, assim as pessoas não consumiriam mais por necessidade e sim por diversão. Começou o desejo por coisas pouco mais novas, a trocar seus bens materiais antes que precisasse realmente de seu descarte. Assim a economia estaria sempre em crescimento.

 Porém, na época as pessoas tratavam os recursos da terra como ilimitados, não havia noção de sustentabilidade.

A conseqüência é que todos os setores produtivos da sociedade moderna aplicam esse conceito da obsolescência programada ou ciclo de vida reduzida do produto.

 Como alguém já disse a sociedade atual é movida a possuir algo que não precisa, com o dinheiro que não possui, para impressionar alguém que você não conhece.

 Segue um vídeo legal sobre o assunto 





 Eco Oby

Um comentário:

  1. kk realmente antigamente as coisas eram feitas para durar, hj temos que conviver com a obsolecencia para movimentar a econimia
    kk muuuuuuuuuuuuito bom
    porem importante

    ResponderExcluir